Os Planos em Tormenta


Para muitos os planos, sub-planos são uma incógnita no cenário de Tormenta, mas de fato eles já foram explicados, mesmo que apenas superficialmente em O Panteão D20 (pag. 121). Porém na na narrativa do antigo livro não há grandes referências sobre o Plano Etéreo, Plano das Sombras, e pouco se fala dos Planos Astrais.

TEORIA GERAL DOS PLANOS_slim

Por favor ignore que esta imagem (meio tosca) foi feita no power point… hahaha

Como funciona?

Existe o Plano Material no centro, ao seu lado esquerdo o plano das Sombras a sua direita está o plano Etéreo, eles existem “no mesmo lugar” ou seja, para cada região do plano material existe sua correspondente no plano Etéreo e no plano das Sombras, porém os nativos e a energia de cada lugar muda. É possível viajar do plano material para estes planos sem dificuldades, tanto que magias de nível mais baixo fazem uso destes planos, mas estas mesmas magias não funcionam em planos sem este forte vinculo. Por exemplo é difícil conjurar a magia Piscar (Arcana 3) no plano das sombras, ou no plano do Ar.

Por este motivo tenha cuidado com Habilidades de classe e Magiais, a habilidade Corpo Vazio do monge permite ao monge viajar momentaneamente para o plano Etéreo e por este motivo não funciona em planos sem contato com o plano Etéreo, em alguns casos você até poderia usar, mas exigiria um teste alto e o mestre deve avaliar a melhor opção.

Você pode usar isto em enredos, por exemplo: os aventureiros encontram um castelo brilhante e esquecido entre as montanhas, o mago do grupo sente muita energia vinda de lá. Este pode ter sido um lugar cheio de Fadas e outras criaturas magicas, que não estão mais lá, mas as suas lembranças ainda estão no plano Etéreo.

Os planos elementais por sua vez são extremamente caóticos e cheio de criaturas, eles representam a origem da criação, a origem criada para construir Arton e todo o resto. Neles o mais comum é encontrar elementais, mas por serem neutros também servem de abrigo para criaturas nativas dos reinos dos deuses.

Os planos de energia são os mais perigosos, eles são pura e ilimitada energia, a origem da energia de arton que se renova a todo o instante, a maioria das magias tem origem destes planos, ou poderes de clérigos e outros seres.

Acima de todo estes planos (ou em volta) está o plano astral ele é tudo aquilo que preenche o espaço vazio entre os planos não existe nada no plano astral, e você não sofre os efeitos do tempo enquanto está nele. O plano astral não é constituído de estrelas, constelações e galaxias além do sistema solar de arton, mas mestre pode considerar o plano astral pode ser interpretar assim se desejar.

 Por fim, mais afastado está os planos dos deuses.

Ahh não gostei.. quero usar outro modelo!

Fique a vontade, em Forgotten Realms você encontra um modelo bem parecido, porém mais aprofundado. O modelo do  D&D 4E também é um ótimo exemplo. Existe também a representação de todos os planos unidos, eu particularmente não gosto. Ou mesmo criar um modelo você mesmo, ninguém impede já que os dados são escassos…

Criações: uma criação é aonde tudo começa. Temos dois exemplos em no cenário de tormenta o Mundo dos Lefeu e o Mundo de arton.

Planos de existência: é qualquer plano ou sub-plano.

Semiplanos: são planos criados por deuses, magia muito poderosa ou mesmo distorções.

Formato comum dos planosDisco, o formato mais comum dos planos

Plano Material: É mundo de Arton, com o seu Sistema Solar (?), estrelas, planetas, galaxias, etc.

Planos Elementais: Planos de matéria primitiva, que representam os elementos contidos no plano material.

Planos de Energia: Planos de energia pura.

Planos Intermediários: São os planos astral, etéreo e sombra. Não existe muitos detalhes, então você pode desenvolver qualquer sentido para estes planos, importar de outros sistemas também é uma boa.

Reinos dos Deuses: são os planos dos deuses, aonde seu poder e influência é imensurável.

Semiplanos: são planos finitos, “compactos“.

Tá, mas cade o Inferno?

O inferno está dentro dos reinos dos deuses, deuses benignos possuem Anjos, já os deuses malignos possuem demônios ou diabos.

A criação

Não existe uma explicação do  “o que é uma criação” ou “até aonde vai o domínio dos deuses maiores“, por isso em cada mesa de jogo deve consider o mais adequado para sí. Se você considera o alcance dos deuses o sistema solar Artoniano, até porque a Lua e o Sol são símbolos dos deuses maiores e existem vários deles em um universo.

O Livro dos Planos de Dungeon and Dragons 3.5

Se você procura um material mais completo e revisado use o Livro dos Planos, mas sofreria algumas mudanças entre as Cosmologias.

Os Planos Interiores são os planos de energia e os planos elementais.

Os Planos Exteriores são os planos dos deuses.

As Terras Exteriores pode ser interpretado como o plano do Panteão, aonde os deuses se reúnem.

Os planos

Mudar de plano deixa qualquer criatura mais fraca, recebendo dois níveis negativos. Efeitos dependentes de deuses, perdendo seus talentos de poder concedido. Exceto se o plano tiver vinculo direto com o deus que é venerado, como por exemplo a Academia arcana para um servo de Wynna não recebe níveis negativos e pode usar os talentos concedidos normalmente. Mas caso o novo plano seja o plano do deus os Poderes Concedidos não possuem limite de utilizações diárias.

Qual o tamanho de um plano?

Os planos são infinitos, porém podem variar no seu formato e composição. Semiplanos são finitos, e possuem os mais variados formatos e composições.
Mas não se esqueça que o infinito “acaba”.
Se você acha que o infinito é grande, pense de novo, ele é maior do que você pensa, ele é maior que um googolplex.

Algumas magias possuem vantagem em planos de sua natureza, enquanto magias do elemento contrário possuem efeito reduzido ou nenhum efeito.

Magias de Elementos Propícios: recebem Estender Magia e Aumentar Magia.

Magias de Elementos Contrários: exigem um teste de Identificar Magia (CD 20 + nível da magia), mesmo em sucesso tem duração, alcance e outros valores numéricos e/ou variáveis reduzidos ao mínimo possível. Falhar gasta os PMs e não tem efeito.

PL Material_slim

Plano Material

Elementos propício  Nenhum. Elemento contrário  Nenhum.
Efeitos  Nenhum.
PL Fogo_slim

Elemental Fogo

Elementos propício Fogo Elemento contrário Água
Efeitos  Padrão.
PL Água_slim

Elemental Água

Elementos propício Água Elemento contrário Fogo
Efeitos  Padrão.
Sem Ar.
PL Terra_slim

Elemental Terra

Elementos propício Terra Elemento contrário Ar
Efeitos  Padrão.
PL Ar_slim

Elemental Ar

Elementos propício Ar Elemento contrário Terra
Efeitos  Padrão.
Não existe Gravidade.
PL Positivo_slim

Energia Positiva

Elementos propício Luz Elemento contrário Trevas
Efeitos  Fortitude CD 20 para não ficar atordoado por 1d10 rodadas ao entrar no plano.

Recebe Cura Acelerada +5, Mortos vivos recebem dano, múmias não são afetadas. Esta cura pode exceder os pontos de vidas das criaturas (PVs temporários), para cada turno em que isto acontecer é necessário um teste de Fortitude CD 20 para não explodir.

Habilidades baseadas em Luz possuem +10 de bônus de jogada.

Não existe Gravidade.

PL Negativo_slim

Energia Negativa

Elementos propício Trevas Elemento contrário Luz
Efeitos  Qualquer criatura viva não-nativa deve efetuar um teste de Fortitude CD 25 por rodada, em caso de falha recebe 1 nível negativo e 1d6 pontos de dano.

Criaturas que cheguem a zero PVs ou tenha seus níveis reduzidos a zero morre.

Testes para livrar-se de níveis negativos recebem -10 de penalidade.

Morrer neste plano faz com que o personagem retorne como uma aparição, a magia proteção contra a morte evita este efeito, enquanto durar.

Mortos vivos recebem Cura Acelerada +5.

Não existe Gravidade.

PL Astral_slim

Astral

Elementos propício Nenhum. Elemento contrário Nenhum.
Efeitos  Não envelhece, não é envenenado, sem sede, sem fome, não é capaz de se curar naturalmente.

Criaturas sem inteligencia não podem se mover.

Todas as magias estão sob o efeito de Acelerar Magia.

Não existe Gravidade.

PL Etério_slim

Etéreo

Elementos propício Nenhum. Elemento contrário Nenhum.
Efeitos  É possível ver criaturas no plano Material, mas não é possível interagir com elas nem mesmo com magia, algumas magias especificas interagem com este plano ou com habilidades de shamam (4D&T).

Não existe Gravidade.

PL Sombras_slim

Sombras

Elementos propício Sombras. Elemento contrário Luz, Fogo.
Efeitos  Magias sombrias alteram a realidade do plano.

Pode existir uma conexão com outros planos Materiais Alternativos (2). Veja mais no Livro dos Planos.

PL Divino_slim

Reinos Divinos

Elementos propício Varia por deus. Elemento contrário Varia por deus.
Efeitos  Dentro do seu plano o deus maior é soberano e invencível.

Cada deus possui uma descrição para seu plano, você pode ver todas no O Panteão D20 (pag. 121).

Outros Universos

Novas teorias a teoria de mundos paralelos unida a teoria das strings(linhas) realidades alternativas curiosidades … em andamento

ver mais:

CdP: Mago Planar

CdP: Emissário Divino

CdP: Campeão Planar

Magias dos Planos

Talentos dos Tocados pelos Planos

ver também:

Dragão Planar (tsrd.wikia.com)

O Panteão D20 (pag. 121)

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